"O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda, que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”.

terça-feira, 22 de maio de 2012

A BELEZA DE SER HUMANO 

 
 
Abraçamos uma doutrina evolucionista por natureza. Sua estrutura monolítica e entusiasmante nos aponta saltos cada vez mais magníficos na direção de níveis e "reinos" cada vez mais belos ,  em dimensões cada vez mais ricas. Sem dúvida que a condição humana não esgota a criação e novos horizontes e realidades, em graus infinitos, nos esperam. Eu queria, no entanto, ressalvar a beleza de ser humano. Não por uma apologia ao estacionamento evolutivo. É que acho mesmo que Deus não cria realidades destituídas de virtudes e belezas apropriadas. Não tenho dúvida de que não alcançamos o ápice que o ser humano pode alcançar enquanto a espécie que é. Tenho comigo o pensamento que Jesus não traria a grandeza de seu Evangelho se não fosse ele o apogeu para onde ruma o ser humano. Embora trate de vitudes que, com certeza, os anjos vivenciam, o Evangelho é a força motriz que nos impele a alcançar a grandeza da raça humana.

Mesmo com toda a imperfeição que nos caracteriza o estágio atual, dá para se enxergar a beleza inserida nesse tumulto de quedas e fragilidades, temores e equívocos. Quando tomados pela sanha alienante de se exigir uma perfeição da qual estamos longe ( e pior, de cobrar dos outros o que nós mesmos não temos para dar ), perdemos a capacidade de enxergar a colossal riqueza de detalhes, a formar o belo mosaico humano. A lágrima furtiva do que sofre resgnado; o pranto de desespero do que tombou gravemente; a poesia dos sonhadores e enamorados e a ardencia dos idealistas. Destaco, ainda, o heróico esforço dos que trabalham para o aperfeiçoamento moral, acelerando os passos para alcançar a glória espiritual que o ser humano pode comportar...

Creio que a indulgencia tem a ver com esse humanismo espiritual, capaz de tecer com notas da mais encantadora ternura, a solidariedade para com nossos irmãos de dificuldades morais. Há algo retumbante quando vemos mãos amigas estendidas, sem julgamento, para aquele que caiu. E não exatamente pelo fato desse que estendeu a mão estivesse imune à quedas mas exatamente por se identificar com aquele que caiu. A saga da superação de nossas limitações já exige, por si só, a mais profunda solidariedade e o mais intenso respeito aos que lutam com suas imperfeições. Estamos , todos, no mesmo barco.

Ah, a beleza de ser humano! Me encanta o heroísmo dos que não obtiveram o exito esperado e, apesar disso, prosseguem. Sinto um intenso sentimento de integração com essa leva imensa de criaturas temerosas da "morte" e sem conhecimento de sua própria riqueza interior. Não dá para empinar o nariz quando se tem o minimo de conhecimento da própria limitação. Somos uma imensa família caminhando da obscuridade para o brilho estelar; do terreno grosseiro e pedregoso para a fluidez das dimensões etéreas ( e nem por isso, menos real ). Uns mais aperfeiçoados devem se esforçar para auxiliar os que ainda se situam mais à retaguarda. Assim, essa família trilha seu destino para a glória das estrelas. Até alcançar realidades mais transcendentes, descubramos toda a beleza de se ser humano, toda a ternura que isto pode despertar em nós, tornando nosso mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário